Vila Isabel, Salgueiro, Tuiuti e Portela em Destaque
Neste sábado, dia 31, a famosa Marquês de Sapucaí será o palco para a apresentação de quatro grandes escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro: Unidos de Vila Isabel, Acadêmicos do Salgueiro, Paraíso do Tuiuti e Portela. O evento, que promete agitar os fãs do samba, terá entrada gratuita, mas atenção: é necessário apresentar o ingresso digital que pode ser retirado previamente pelo aplicativo do Rio Carnaval.
Para aqueles que não conseguiram garantir seu acesso digital, uma boa notícia! Haverá a possibilidade de acompanhar o ensaio sem necessidade de cadastro, até a lotação total de cada setor das arquibancadas e frisas. É uma oportunidade imperdível para sentir a energia do samba e a preparação para os dias de folia, que estão marcados para os dias 15, 16 e 17 de fevereiro.
Enredos Criativos do Grupo Especial
As apresentações não se limitam apenas à batida contagiante do samba, mas também trazem enredos inspiradores. A Vila Isabel, colorida com suas tradicionais cores azul e branca, vai exibir o enredo “Macumbembê, Samborembá: Sonhei que um Sambista Sonhou a África”. Esta homenagem ao artista Heitor dos Prazeres conta com a autoria dos carnavalescos Leonardo Bora e Gabriel Haddad, além do enredista Vinicius Natal, que fazem sua estreia na escola após passagem pela Grande Rio.
Por outro lado, o Salgueiro vem com um tema ousado, “A delirante jornada carnavalesca da professora que não tinha medo de bruxa, do bacalhau e do pirata da perna-de-pau”. A escola busca romper um jejum de 17 anos sem vitórias, tendo encerrado o último carnaval com 269,2 pontos, o que a colocou na sétima posição, fora do Desfile das Campeãs.
Paraíso do Tuiuti e Portela: Enredos Inspiradores
O Paraíso do Tuiuti, sempre inovador, apresentará o enredo “Lonã Ifá Lukumí”, que vai explorar a religião Ifá, mesclando ritmos brasileiros e caribenhos em uma melodia envolvente. A proposta promete encantar o público com uma fusão cultural rica e diversificada.
Já a Portela, aclamada como a Majestade do Samba, traz à passarela o enredo “O Mistério do Príncipe de Bará – A oração do Negrinho e a ressurreição de sua coroa sob o céu aberto do Rio Grande”. Com este tema, a escola faz uma homenagem ao Príncipe Custódio, uma figura histórica e espiritual do início do século 20. A apresentação destacará a força da ancestralidade negra e a cultura afro-gaúcha, ressaltando sua influência no Batuque.
É um verdadeiro espetáculo de criatividade e emoção que aguarda os amantes do samba neste sábado. Com ensaios que prometem colocar todo mundo para dançar, a expectativa está nas alturas para o desfile oficial que se aproxima.

