Festa Lava São Sebastião no Centro do Rio
A festa Lava São Sebastião, que reverencia o padroeiro do Rio de Janeiro e o orixá Oxóssi nas tradições afro-brasileiras, acontecerá no dia 20 de janeiro, na Fundição Progresso, localizada no centro da capital fluminense. Com entrada gratuita, o evento promete reunir fé, grupos de religiosidade afro, coletivos culturais e diversos artistas, celebrando a rica tradição brasileira.
O sincretismo religioso é uma característica marcante dessa celebração, que, além de ser uma homenagem a São Sebastião, também é uma data significativa para os fiéis das religiões de matriz africana, que cultuam Oxóssi, conhecido como o rei das matas, da caça e da fartura.
A programação do evento é variada e inclui um cortejo realizado pelo Rio Maracatu, o grupo mais antigo do gênero fora de Pernambuco, que guiará o público até o local da cerimônia. Entre as atividades previstas estão a lavagem do santo, a bênção feita por Pai Cláudio de Ayrá, a cantoria de reis com o grupo Céu na Terra, além da apresentação do Tambor de Crioula pela Turma do Mestre Cacau Amaral, que inclui o tradicional cozido preparado por Mãe Nilda.
O Tambor de Crioula, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, é uma expressão cultural originária do Maranhão que une música, dança e ancestralidade. A roda de tambor será conduzida por Mestre Cacau Amaral, considerado Patrimônio Vivo da Cultura Maranhense, homenageando São Sebastião e as diversas formas de interpretação de suas toadas.
Essa celebração também é um tributo ao padroeiro da Fundição Progresso. “Celebrar o padroeiro da cidade e da Fundição é um rito tradicional da casa. Fazer isso por meio dos cantos, das águas e das ervas nos renova e abre caminhos para um 2026 cheio de axé”, afirma Dai Ramos, gestora do centro cultural, em nota à imprensa.
Serviço: Lava São Sebastião
Local: Fundição Progresso – Rua dos Arcos, 24.
Horário: 11h
Entrada: gratuita

