Uma Experiência Cultural Inovadora
O espetáculo “Têmpora”, idealizado e dirigido pela artista macaense Simone Kalil, será apresentado nos dias 4 e 5 de julho de 2025, às 20h, no Teatro do Sesi, em Macaé. No dia 6 de julho, a peça será exibida às 19h no Teatro Municipal Joel Barcellos, em Rio das Ostras. A obra aborda temas como família, ancestralidade, tecnologia e o ciclo da vida, sendo acessível a todos graças à tradução simultânea em Libras. Além das apresentações, a iniciativa inclui oficinas, como “Iniciação à Dança Afro”, conduzida por Jéssica Freitas, e “Interpretação cênica a partir da corporeidade negra”, ministrada por Diogo Nunes. Importante destacar que 50% das vagas das oficinas são reservadas para pessoas negras, indígenas, portadores de deficiência (PCDs) e pessoas trans. Tanto as sessões de teatro quanto as oficinas são totalmente gratuitas, e após cada apresentação, ocorrerá um bate-papo com especialistas em saúde mental.
Trama e Temas Abordados
No enredo de “Têmpora”, o público é convidado a acompanhar a vida de três irmãos: uma cientista, um filósofo e um terapeuta holístico. Eles enfrentam um momento crítico, lidando com a mãe que apresenta um quadro de Alzheimer em um cômodo, enquanto no outro, a esposa da cientista experimenta um parto humanizado que se estende por 24 horas. O espetáculo levanta questões contemporâneas, como o impacto da tecnologia nas relações humanas e a ansiedade provocada por uma sociedade em constante aceleração. Embora aborde temas pesados, a peça utiliza o humor para retratar a vida cotidiana de forma realista, apresentando uma estética que mescla realismo e elementos não realistas.
Leia também: Macaé e Rio das Ostras Recebem ‘Têmpora’: Espetáculo Gratuito com Acessibilidade e Oficinas Inovadoras
Leia também: O Auto dos Autos do Céu e do Inferno: Espetáculo Gratuito Neste Domingo em São Pedro da Aldeia
Trajetória e Reconhecimento
Após sua estreia no Sesc Tijuca, através do edital Sesc Pulsar, “Têmpora” teve uma temporada bem-sucedida em 2024, passando pelo Teatro Ruth de Souza e pelo Parque Glória Maria, em Santa Teresa, no Rio de Janeiro. Para julho de 2025, o espetáculo foi selecionado no edital PNAB – Fluxos Fluminenses, promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, e está agendado para mais apresentações em Rio de Janeiro e São João de Meriti.
Informações do Serviço
Leia também: Macaé e Rio das Ostras Recebem ‘Têmpora’: Espetáculo Gratuito com Acessibilidade e Oficinas Inovadoras
Leia também: O Auto dos Autos do Céu e do Inferno: Espetáculo Gratuito Neste Domingo em São Pedro da Aldeia
Macaé
Data: 4 e 5 de julho de 2025
Horário: 20h
Local: Teatro Sesi Macaé – Alameda Etelvino Gomes, 155 – Riviera Fluminense II, Macaé – RJ
Valor do ingresso: Gratuito
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Rio das Ostras
Data: 6 de julho de 2025
Horário: 19h
Local: Teatro Municipal Joel Barcellos – Av. Amazonas, s/nº, 2º piso, Centro, Rio das Ostras – RJ
Rio de Janeiro
Data: 11 e 12 de julho de 2025
Horário: 19h
Local: Teatro Correios Léa Garcia. R. Visc. de Itaboraí, 20 – Centro, Rio de Janeiro
Entradas gratuitas | Classificação: Livre | Duração: 60 minutos
Leia também: “Reforma do Teatro Nacional: Sala Martins Pena se Tornará uma das Mais Modernas do Brasil”
São João de Meriti
Data: 27 de julho de 2025
Horário: 19h
Local: Instituto Cultural Cerne. Tv. Nogueira – Centro, São João de Meriti – RJ
Entradas gratuitas | Classificação: Livre | Duração: 60 minutos
Ficha Técnica do espetáculo
O espetáculo conta com a idealização, texto e direção de Simone Kalil. A equipe inclui Norberto Bacelar como assistente de produção, Cátia Costa na preparação corporal, Beà Ayòóla na direção musical, e Pedro Lima na preparação vocal. A cenografia é responsabilidade de Clarisse Oliveira, enquanto Ney Madeira e Dani Vidal cuidam dos figurinos. O elenco é composto por Diogo Nunes, Jefferson Almeida, Jéssica Freitas e Pérola Acioly, com desenho de luz de Ademir Lamego. A assessoria de imprensa é feita por Natália Vitória, e o registro fotográfico é realizado por Hugo Tolipan. O operador de som e das mídias digitais é Cadu Silva, e a orientação de acessibilidade está a cargo de Cris Muñoz. A realização do evento é da Mabruk Produção Cultural e Artística LTDA, com apoio cultural de estabelecimentos como O Zé Gastronomia, Sítio Restaurante do Gaguinho e Finalmente Bistrô em Macaé, e Restaurante Sítio do Gaguinho em Rio das Ostras.