Evento Inédito em Araruama
Araruama se prepara para acolher, no dia 22 de julho, a sua primeira Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. Marcado para acontecer das 8h às 17h no Centro de Convenções, localizado na Praça Menino João Hélio, no coração da cidade, o evento promete ser um marco na promoção dos direitos femininos.
Com o tema “Mais democracia. Mais igualdade e mais conquistas para todas”, a conferência é fruto da organização da Prefeitura de Araruama, em parceria com a Superintendência de Defesa da Mulher. O principal objetivo é reunir especialistas, autoridades e representantes da sociedade civil para fomentar discussões sobre as principais questões relacionadas aos direitos das mulheres e as políticas públicas pertinentes.
Durante o encontro, diversos assuntos serão tratados, entre eles, sustentabilidade, saúde mental, combate à violência de gênero e os desafios enfrentados pelo Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres. Além disso, os participantes terão a oportunidade de se envolver em grupos de debate, visando a elaboração de propostas que serão apresentadas nas esferas municipal, estadual e federal. Ao final da programação, também serão escolhidas as delegadas que representarão Araruama na Conferência Estadual.
Programação do Evento
A programação da conferência está bastante diversificada. O credenciamento terá início às 8h, seguido por um coffee-break e a composição da mesa de autoridades às 9h. Uma apresentação cultural com a poetisa Rosemere Caetano está agendada para às 10h, trazendo um toque artístico ao evento. As palestras começam às 10h15 com o tema “Sustentabilidade e cuidado da mulher”, com a participação das especialistas Sandra Barbosa, Elisabete Oliveira e Danielle Adonni.
Em seguida, às 11h, Marisa Chaves de Souza abordará o combate à violência contra as mulheres, um tema de extrema relevância nos dias de hoje. Às 11h45, Edna Calheiros discutirá o Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres e, logo após, às 12h10, Andreza Tuler falará sobre “Quem cuida também precisa ser cuidada”. O intervalo para o almoço está previsto para às 12h30.
No período da tarde, os participantes serão divididos em grupos temáticos a partir das 14h, onde poderão debater e elaborar propostas de forma colaborativa. O retorno à plenária está programado para às 16h, quando as propostas dos grupos serão votadas para serem apresentadas nos três níveis de governo. A seleção das delegadas que irão representar Araruama na conferência estadual ocorrerá às 16h30, e o encerramento está previsto para as 17h, finalizando com um novo coffee-break.
Objetivos da Conferência
Esse evento é aberto ao público e visa ampliar o diálogo entre o poder público e a população feminina do município. A conferência busca garantir maior representatividade, equidade e justiça social por meio de ações efetivas e propostas que incentivem a participação ativa das mulheres nas decisões que impactam suas vidas e suas comunidades. A expectativa é que iniciativas como essa contribuam para um futuro mais igualitário e justo, não apenas em Araruama, mas em toda a sociedade.